Nossos serviços

Home / Nossos serviços

NOVOS EXAMES

Além dos exames de histocompatibilidade, imunofenotipagem e citogenética, a Simile passa a oferecer exames por PCR Tempo Real. Saiba Mais

 

Oferecemos serviços de diagnóstico usando técnicas de biologia molecular, como os exames de histocompatibilidade para transplantes, fundamentais para a realização de transplantes de órgãos e medula.

 

No caso dos exames para transplantes, após a indicação médica, o paciente passa por exames para definir sua tipagem HLA (primeira classificação genética) e painel de reatividade (PRA). Nesse momento inicial pode ser buscado um doador na própria família e, nesse caso, são realizados os exames entre vivos.


Caso haja incompatibilidade, o paciente permanece na fila de espera e passa a realizar exames periódicos de acompanhamento. Ao surgir um doador cadáver é executado então o ranking de prioridades no sistema do Sistema Nacional de Transplantes e, caso participe do ranking, é realizado um exame de urgência de Prova Cruzada entre o soro do paciente (material que está sempre atualizado no laboratório) e o doador.

 

FINAL - NOSSOS SERVIÇOS

 

A Simile também oferece exames para acompanhamento do estado imunológico do paciente no período após o transplante, permitindo ao médico o diagnóstico precoce da rejeição do enxerto mediada por anticorpos e exames usando a técnica de PCR em Tempo Real, que é uma inovação tecnológica de grande utilidade no contexto clínico-científico por apresentar a capacidade de gerar resultados quantitativos com maior sensibilidade, reprodutibilidade, precisão e rapidez na análise, quando comparados às técnicas convencionais.

 

BIOLOGIA MOLECULAR EM INFECÇÕES:
A grande sensibilidade e especificidade da técnica de PCR em Tempo Real permite diagnosticar agentes infecciosos de forma precoce através da detecção de seu DNA ou RNA nas amostras de pacientes, antes mesmo das manifestações clínicas. Esta precocidade, rapidez, precisão e sensibilidade no diagnóstico são de grande importância nos pacientes críticos, como em CTI, transplantados, portadores de neoplasias e outras doenças imunossupressoras.


BIOLOGIA MOLECULAR EM ONCOLOGIA E HEMATOLOGIA:
Para cada tipo de tumores sólidos ou hematológicos, estão associadas alterações genéticas específicas, como translocações, deleções, inserções e duplicações, além de mutações gênicas. É muito importante determinar a presença dessas alterações , pois elas contribuem para a confirmação do diagnóstico e, principalmente, para a determinação do prognóstico e do tratamento adequado. Os exames realizados nas doenças onco-hematológicas empregam técnicas de biologia molecular sensíveis e precisas, como o FISH e a PCR.


CITOGENÉTICA CLÁSSICA:
A Citogenética humana é o estudo dos cromossomos, sua estrutura e sua herança, aplicado à prática médica. As alterações cromossômicas podem ser numéricas ou estruturais e envolvem um ou mais cromossomos. Tais anomalias podem afetar cromossomos inteiros ou seus segmentos , identificáveis através da análise e estudo do cariótipo.


CITOMETRIA DE FLUXO:
A técnica de Citometria de Fluxo é um método que permite a determinação de múltiplas propriedades de células isoladas em suspensão, através da combinação de várias tecnologias: óptica, elétrica e de fluidos. É indicada no diagnóstico e acompanhamento de doenças malignas como Leucemias e Linfomas, além de exames relacionados às imunodeficiências.

 

 

Saiba mais sobre os Exames de Histocompatibilidade

 

Saiba mais sobre os Exames de Imunofenotipagem e Citogenética

 

Saiba mais sobre os Exames por PCR em Tempo Real

 

Saiba mais sobre os Serviços Especiais que oferecemos