Exames de Histocompatibilidade

Home / Exames de Histocompatibilidade

 

FINAL - EXAMES DE HISTOC

Realizamos serviços de exames de histocompatibilidade para transplantes (exames fundamentais para a realização de quaisquer tipos de transplantes de órgão ou medula), trabalhando com dois tipos de pacientes finais: os receptores (na espera de um órgão) e os doadores (potenciais doadores de órgãos). Os exames ainda podem ser classificados como para transplantes de órgãos ou de medula-óssea, para transplantes entre doadores vivos ou com doador falecido.

 

Os exames envolvendo doadores (potenciais) vivos são normalmente os parentes mais próximos do receptor e podem ser realizados com o prazo de alguns dias, enquanto que os exames de doadores falecidos são realizados em regime de urgência e buscam atender pacientes que estão na fila única de espera de um órgão (coordenada pelo SNT - Sistema Único de Transplantes).

 

O processo normalmente começa com a indicação para o transplante por um médico, o paciente passa por exames para a ter a sua tipagem HLA (primeira classificação genética) e painel de reatividade (PRA), para ser encaminhado para a fila única. Nesse momento inicial pode ser buscado um doador na própria família e, nesse caso, são realizados os exames entre vivos. Caso não haja compatibilidade, o paciente permanece na fila de espera e passa a realizar exames periódicos de acompanhamento. Quando aparece um doador cadáver é executado o ranking de prioridades no sistema do SNT e caso participe do ranking, é realizado um exame de urgência entre o soro do paciente (material que está sempre atualizado no laboratório) e o doador (exame de Prova Cruzada). Atualmente a Simile é responsável por aproximadamente 800 receptores ativos (na fila) de MG, ou 40% do total do estado.

 

São utilizadas técnicas avançadas de biotecnologia para se saber a identidade genética de doadores e receptores, a compatibilidade imunológica entre estes e a presença de anticorpos relacionados a rejeição de órgãos transplantados.


Para atingir esse objetivo, serão realizados três testes principais:

  • Prova Cruzada
  • Avaliação de Reatividade Contra Painel de Classe I e II (PRA)
  • Tipagem HLA

Mais especificamente, os exames a serem realizados são os seguintes:

• Tipagem HLA (A, B, DR e DQ) por técnicas de baixa e alta resolução de receptor/doador de órgãos para transplante, medula óssea, incluindo doadores para REDOME (Registro de doadores voluntários de medula óssea) e doadores cadáver;

• Detecção de alelos específicos relacionados a doenças geneticamente determinadas
• Avaliação de Reatividade Contra Painel de Classe I e II (PRA);
• Prova Cruzada Contra Linfócitos Totais;
• Prova Cruzada Contra Linfócitos T e B;
• Prova Cruzada Contra Linfócitos T e B, com a adição de Ditiotreitol (DTT);
• Prova Cruzada Contra Linfócitos T com adição de Anti-globulina humana (AGH).

 

 

 

 

 

 

Veja quais são as Perguntas Mais Frequentes sobre esse assunto