A NOVA ALTERNATIVA

Home / A NOVA ALTERNATIVA

 

PCR em Tempo Real é uma inovação tecnológica de grande utilidade no contexto clínico-científico por apresentar a capacidade de gerar resultados quantitativos com maior sensibilidade, reprodutibilidade, precisão e rapidez na análise, quando comparados às técnicas convencionais. A técnica tem a finalidade de detectar e quantificar sequências de DNA de diversos materiais biológicos.


A PCR em Tempo Real permite que a quantificação da sequência de DNA estudada seja realizada a partir da análise do ciclo de amplificação ideal e não apenas ao final da reação, como ocorre na PCR Convencional. Além disso, a técnica de PCR em Tempo Real requer uma pequena quantidade do material e gera resultados em um prazo de tempo reduzido, enquanto que a de PCR Convencional não é capaz de quantificar o material que está sendo pesquisado, o que na aplicação clínica impossibilita a monitorização de infecções e inviabiliza o acompanhamento de tratamentos específicos. 

FINAL PCR

 

Comparativo entre a técnica de Tempo Real e as Convencionais
  Tempo Real Convencionais
Rapidez Resultados em menor tempo, sem necessidade de testes confirmatórios. Necessidade de cultivo, que requer uma alta quantidade de vírus para detecção do micro-organismo, envolvendo vários dias para crescimento/proliferação, além de necessitar de testes confirmatórios.
Sensibilidade Detecção em amostras com pequeno número de cópias virais. Necessidade de grande número de cópias virais na amostra avaliada.
Precisão Utiliza sondas e primers com afinidade específicas para a região-alvo do agente infeccioso. Alto índice de reações cruzadas, gerando incerteza no resultado: falso positivo (+) e/ou falso negativo (-).
Versatilidade Possibilidade de utilização de diferentes amostras biológicas. Necessidade de amostras específicas para cada teste.
Padronização Primers, sondas e controles previamente padronizados. Necessidade de padronização de reagentes e controles para avaliação da metodologia e dos resultados.